Olá, pais!
Como vocês estão podendo perceber no Módulo 03, a presença dos pais no esporte dos filhos é muito relacionada com as três fases da trajetória esportiva de um atleta. Os pais começam com um envolvimento maior na primeira fase (Anos de Diversificação) e vão diminuindo o envolvimento conforme o filho se torna mais autônomo em nível pessoal e profissional, especialmente na terceira fase (Anos de Investimento). Contudo, os pais nunca deixam de estar próximos e auxiliar nesta trajetória. Por isso, convidamos vocês a refletir, com base no conteúdo do Módulo 03, a pergunta que está na imagem:

Dialoguem com seus filhos para responder a esta questão. Vocês podem trazer suas reflexões aqui para o fórum, de maneira escrita ou mesmo gravando um pequeno vídeo!
Aguardamos vocês!
Como pai, defino as metas na prática de tênis do meu filho na medida em que percebo seu envolvimento e dedicação ao esporte, sem pretender que ele adote minhas metas como se fossem próprias. Logicamente procuro influencia-lo para o que considero bom dentro das possibilidades que percebo nele. Algumas metas que estabeleço são fáceis de ele adotar como próprias como por exemplo saúde, lazer e convívio social. Outras encaminho sem dizê-las abertamente, como todos os benefícios mentais, psicológicos e sociais do tênis.
Meu filho estabelece metas a partir de sua visão infanto-juvenil do esporte, muito influenciada pelo o que ele vê na internet, pelo o que os primos e amigos fazem nos esportes assim como aquilo que ele percebe como possibilidades para sua vida esportiva futura. Porém, com sua pouca idade e suas características, é de se esperar que suas metas sejam um tanto volúveis. Junto a isso e de forma muito positiva, existe a influência dos treinadores que lhe ajudam a estabelecer metas objetivas e de curto prazo para seu desempenho no tênis e que ele aceita muito bem.
Influenciado por este curso e como não temos mais os treinadores que tínhamos antes, pedi ao meu filho que estabelecesse metas para este ano e metas para daqui a 1, 2, 3, 4 e 5 anos. As metas para o ano seriam metas de DESEMPENHO físico, técnico, tático e psicológico. As metas de longo prazo seriam metas de RESULTADO. Veremos o que ele me traz como resposta.
Olá Lucio. Que mensagem bacana. Muito interessante verificar a sua percepção e a do seu filho, uma do lado da outra. A intenção é justamente perceber o equilíbrio diante destas duas expectativas, a dos pais e a dos próprios filhos. Por fim, achei muito relevante a ideia aplicada com seu filho para que ele organize suas metas, mesmo com pouca idade ainda. Este senso de responsabilidade consigo mesmo pode lhe gerar uma maturidade muito importante para a prática dele. Além disso, favorece ainda mais a relação de vocês dentro do esporte. Obrigado pela mensagem!